OFICINAS

Para solicitar participação em alguma das oficinas abaixo, é preciso realizar o pagamento da taxa de inscrição da 8ª SUA. Clique aqui para mais informações.

 


LISTA DE OFICINAS

1. Produção de cartazes de filmes – Raul Souza – 15 alunos – 1 dia

A oficina pretende inserir os participantes em uma atmosfera reflexiva e criativa, fazendo-os desenvolver a principal marca visual de divulgação de seus projetos audiovisuais: o cartaz. O trabalho acontecerá através de desenhos e ilustrações desenvolvidos em sala.

2. Processo criativo em direção de arte – Thales Junqueira – 30 alunos – 1 dia

A oficina propõe apresentar o papel da direção de arte a partir da leitura do roteiro, ou seja, das etapas iniciais do processo criativo. Pesquisa iconográfica, métodos de trabalho para concepção do projeto visual, escolhas estéticas e a relação com a equipe serão alguns dos pontos discutidos.

3. Da improvisação à não-atuação: a relação entre o ator e a cinematografia no cinema brasileiro – Henrique Oliveira (AL) – 30 alunos – 2 dias

Diversas foram as fases/períodos que o cinema brasileiro atravessou. Todas possibilitaram possibilitaram o desenvolvimento de características que até hoje, na dita “Pós-retomada”, permeiam a filmografia nacional. Mas foi no “Cinema Novo” que os traços da cinematografia nacional começaram a se evidenciar. Apoiado no desenvolvimento da relação da fotografia com o trabalho do ator, o cinema nacional criou e solidificou as bases para o que iríamos criar a partir da “Retomada”. Mas como se deu esse processo? Quais foram os desdobramentos estéticos-dramatúrgicos que resultaram desse imbricamento?

4. Cadeia produtiva em cooperativa: Filmes a Granel – Gian Orsini (PB) – 30 alunos – 1 dia

A oficina irá debater a cadeia produtiva em filmes de baixo orçamento através da apresentação da “Filmes a Granel”  (cooperativa paraibana de filmes independentes), mostrando os desdobramentos e logística desse modo de produção que se iniciou em 2010 e que, através da força de trabalho colaborativo de seus participantes, manteve ativa a produção audiovisual local.

5. Documentário urgente – Marcelo Pedroso / Pedro Severien / Ernesto de Carvalho / Felipe Peres / Luís Henrique Leal – 30 alunos – 3 dias

Às vezes somos surpreendidos por acontecimentos que precisam e merecem ser gravados e divulgados com urgência, muitas vezes em condições precárias para aqueles que documentam estes episódios. A oficina tem como objetivo explorar os métodos de procedimento na criação e desenvolvimento de tal material audiovisual, além da utilização da internet para a difusão e propagação do mesmo.

6. O som no cinema – DJ Dolores – 30 alunos – 1 dia

Oferecida pelo músico, roteirista e cineasta Dj Dolores, a oficina se propõe a ser um encontro com entusiastas e curiosos na temática do desenho de som no audiovisual. Entre os temas que nortearão a conversa estão a trilha sonora, o som ambiente e a edição de som. Enfoque técnico e teórico.

7. Um olhar sobre a cidade: O processo criativo no filme Rio Doce/CDU – Adelina Pontual – 30 alunos – 1 dia

O workshop propõe uma análise da realização do documentário Rio Doce/CDU, sob a ótica do processo de criação, desde a eleição do tema, processo de pesquisa, produção e montagem do filme, dando ênfase ao olhar do realizador sobre o espaço urbano.

8. Elaboração de Projetos: Financiando sua ideia – Thaís Vidal – 30 alunos – 1 dia

A oficina pretende apresentar de forma simples etapas básicas da elaboração de um projeto, seja para editais ou com foco na busca de apoios de empresas privadas. O objetivo é apresentar orientações de elaboração de projetos na área de Economia Criativa, com o objetivo de possibilitar uma compreensão geral de como redigir um projeto.

9. Filme de minuto – Marcelo Costa – 30 alunos – 1 dia

A oficina pretende mapear aspectos da direção e estilo no audiovisual em produtos de até 1min de duração. O encontro consiste em uma troca de experiências com Marcelo Costa, realizador pernambucano e professor do curso de Cinema da UFPE. Um exercício sobre como construir narrativas audiovisuais com foco no experiência do diretor.

Anúncios