APRESENTAÇÃO

A Semana Universitária do Audiovisual SUA é um evento acadêmico organizado por estudantes universitários de todo o país com intuito de promover trocas de experiências e conhecimento entre as regiões, desse modo possibilitando o desenvolvimento de novas formas de pensar o audiovisual.

Somos testemunhas do recente desenvolvimento do cinema nacional em mercado doméstico e internacional e, principalmente, de como a arte  tem se feito mais e mais presente na vida cotidiana. Nesta perspectiva, adotamos a temática dos “AUDIOVISUAL E MOVIMENTOS SOCIAIS”, pretendendo integrar o caráter de ato social e político do cinema e outras artes aos círculos acadêmicos para assim estimular a interação produtiva dos estudantes do país ante as demandas urgentes da vida em sociedade.

A primeira edição da Semana Universitária do Audiovisual SUA aconteceu em 2005 na cidade de Bauru, promovida por alunos do curso de Rádio e TV da UNESP. Em 2006, a SUA foi organizada pelos alunos de Rádio e TV, da UNIMEP – Piracicaba. A terceira edição, em 2007, ocorreu em São Carlos , organizada pelos alunos de Imagem e Som, da UFSCAR. Em 2008, a quarta edição, foi realizada em Campinas, pelos estudantes de Midialogia da Unicamp. Já em 2009 a SUA estava prevista para acontecer na cidade de São Paulo, mas não foi possível, por conta de uma greve. Mas, em 2010 os alunos do curso de Audiovisual da USP, realizaram a quinta edição do evento . No ano de 2011 a SUA não ocorreu. Em 2012, pela primeira vez, alunos da UNB, em Brasília, organizaram o evento e a SUA aconteceu fora do estado de São Paulo. No ano de 2013, a sétima edição da SUA aconteceu no campus da UFF, em Niterói – RJ.

A oitava edição da SUA está sendo organizada pelos alunos de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal de Pernambuco no Campus Recife. A  cidade sede foi escolhida por meio de votação, na última edição. Já estava sendo cogitada a ideia da edição 2014 acontecer em uma cidade das regiões Norte e Nordeste para que a discussão acerca do audiovisual se ampliasse a nível nacional, aumentando a possibilidade de troca entre as universidades destas regiões.

A nossa comissão organizadora está dando o seu melhor para que a primeira SUA no Nordeste seja bastante proveitosa para todos os seus participantes.

Estamos esperando todos para realizarmos um evento maravilhoso.

Recife é toda SUA!